Com isso, surge outro fato que poucas pessoas conhecem: há diferentes tipos de autocuidado. A seguir, confira alguns dos principais e os benefícios de cada um deles.
AUTOCUIDADO FÍSICO
O autocuidado físico é um dos tipos mais comuns, pois ele mantém a nossa saúde em dia. Uma alimentação balanceada, o sono regulado e até a prática de algum hobby ajudam a afastar o estresse e possíveis doenças. Veja algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua rotina de autocuidado físico:
- ouvir uma música relaxante (nos siga no spotify, nós temos playlists incríveis para isso);
- ler aquele livro que você abandonou;
- tomar um banho relaxante;
- aplicar as nossas Aromaterapias Manipitha;
- reorganizar a sua agenda para ter um tempo livre maior;
- aprender algo novo;
- fazer um spa em casa;
- meditar,
- iniciar um esporte diferente.
Tudo aquilo que contribui pra sua saúde física e ajuda a relaxar é válido para manter uma rotina de autocuidado físico!
2. AUTOCUIDADO EMOCIONAL
Nós já sabemos que alimentar sentimentos ruins faz com que a gente se sinta mal, e isso reflete não apenas no nosso lado sentimental, mas também no emocional e físico. Por isso, é importante manter uma rotina de autocuidado emocional.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, o autocuidado emocional não afasta apenas a tristeza, o estresse e demais sentimentos ruins, mas faz com que você se conecte melhor aos seus sentimentos, elevando as suas energias e ainda, melhorando a sua imunidade e consequentemente a sua saúde!
Olha só algumas coisas que você pode fazer como autocuidado emocional:
- reserve um tempo para pensar e analisar tudo aquilo que não está indo muito bem ou está te incomodando (a ajuda de um profissional é sempre válida e muito importante);
- tenha um caderno em que você é 100% honesto sobre seus sentimentos;
- aceite suas emoções e não julgue essas emoções;
- converse com aquele amigo ou familiar que te escuta e entende;
- faça uma lista com tudo aquilo pelo que você é grato;
- contemple a natureza.
- Aplique as Aromaterapias Manipitha com disciplina, elas agem no seu corpo melhorando a sua saúde mental e emocional, sendo incríveis para o seu bem-estar!
REGRA PRINCIPAL
Além desses tipos de autocuidado, há inúmeros outros. Para ter uma rotina de cuidados para sua vida, há apenas uma regra: fazer aquilo que te faz bem. Se você tentou meditar e não gostou, por exemplo, busque outra atividade que te proporcione um sentimento mais agradável.
Além de fazer com que você se conheça mais a fundo, o autocuidado tem o objetivo de despertar melhores sentimentos e sensações. Dessa forma, você ficará cada vez mais próxima do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Acompanhe o blog da Manipitha
Gostou de aprender um pouco mais sobre a importância do autocuidado? Então, se quer conferir mais dicas como essa, não deixe de acompanhar nossas publicações! No blog da Manipitha, o Habitat Natural, você encontra diversos outros assuntos, que te ajudam a manter a sua rotina de autocuidado e bem-estar, melhorando sua qualidade de vida e saúde!
Deixe um comentário